19/07/2011

Ritual


Os The Black Dahlia Murder são, sem dúvida, uma das maiores referências do death metal melódico actual. Como tal, a expectativa relativamente ao seu novo álbum era enorme para mim.  Com agrado posso afirmar que o resultado cumpriu com as expectativas. Em conformidade com a sua linha de sempre, alternando doses de saudável brutalidade com componentes melódicas, este é o seu trabalho de mais longa duração, o que desde logo indica um arrojo e experimentação em termos da composição dos temas.

A sonoridade do álbum é fantástica, com descargas alucinantes de riffs intensos e uma bateria que parece aqui melhor que nunca. O som na guitarra está mais limpo e elaborado, desbravando caminho a solos brilhantes e do mais requintado que a banda já produziu. Tecnicamente, na bateria, também há mais espaço a um trabalho pormenorizado ao invés de descargas brutas e pouco precisas. O resultado é um som mais coeso e cuidado, revelador de uma maior maturidade criativa da banda.

É difícil escolher temas preferidos já que a oferta é toda ela muito boa. A abertura do álbum é brutal, com 'A Shrine to Madness', 'Moonlight Equilibrium' e 'On Stirring Seas of Salted Blood' a causarem impacto imediato. A partir daqui o álbum segue um ritmo frenético mas sempre com a fluidez apropriada, sem se tornar cansativo ou repetitivo. O tema menos bom (e notem que não é um tema fraco, simplesmente inferior aos restantes) será porventura 'Den of the Picquerist', faixa de apenas 1:30. Há ainda espaço a uma incursão por terrenos mais próximos do black metal através de 'Great Burning Nullifier' (e que bem concretizada) e um encerramento em grande com 'Blood in the Ink'. Um dos temas que mais me impressionou foi 'Carbonized in Cruciform' que conta com uma inesperada introdução em piano para depois deslumbrar e ainda apresentar um dos meus solos favoritos do álbum.

Parece inquestionável que este Ritual será com certeza um dos álbuns de metal do ano. E fica aqui confirmado que os The Black Dahlia Murder continuam a trilhar por um caminho bem convincente, deixando uma sombra difícil de acompanhar para outras bandas do meio. Nota 9/10.

Fiquem com os temas 'Carbonized in Cruciform' e 'Moonlight Equilibrium':






1 comentários:

Max disse...

Fiquei supreendido, eu abomino death metal e gostei destas 2 ... very nice

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management