12/01/2012

David Comes to Life


Um dos álbuns sensação deste ano (inclusive nº1 de 2011 para a Spin) é David Comes to Life, dos canadianos Fucked Up. Ao contrário de outras bandas do panorama punk hardcore, os Fucked Up optam por fugir ao convencional e surpreender.

Ora David Comes to Life é nada mais, nada menos, que uma ópera rock... sim, leram bem. O álbum consiste de dezoito músicas que se repartem por quatro actos. A história passa-se na Inglaterra dos anos '70 e '80 e narra a paixão entre David e Veronica. Pelo meio há tragédia e espaço para Octavio, narrador que se assume vilão e Vivian, personagem surpresa. O resto fica para quem queira desfrutar do álbum e prestar atenção ás letras.

Bastaria esta noção para, desde logo, percebermos que estamos na presença de algo criativo. Mas o mais fascinante é que a banda consegue fazê-lo com estilo, entrosando toda a prosa bem elaborada com um som estimulante. As guitarras e baixo psicadélicos combinam-se com uma bateria de inspiração "à la Ramones" e são adornadas pelo requinte vocal quer de Damian Abraham, o vocalista da banda, quer dos elementos convidados: Madeline Follin, Kurt Vile e Jennifer Castle. Transparecem no estilo cru do punk gritado de Damian a sua própria frustração, raiva, emoção. Essencialmente, o álbum é todo um épico que atravessa fronteiras entre o punk e o rock, numa fusão quase alucinogénica mas cheia de paixão. E é esse o ponto forte deste álbum... surpreende e agrada pela forma desinibida como a banda corre o risco de se aventurar por águas desconhecidas.

Certo é que os Fucked Up conseguiram criar algo excitante e isso é digno quanto baste. Nota 8/10.


Fiquem com o vídeo para 'The Other Shoe':



Imagem: http://www.matadorrecords.com

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management