18/02/2012

Conditions of My Parole


O génio de Maynard James Keenan é quase impossível de descrever em termos que lhe façam justiça suficiente. O homem responsável por bandas como os Tool ou os A Perfect Circle é um poço de surpresas, capaz de constantemente inovar e ultrapassar barreiras para nos proporcionar boa música e verdadeiras experiências sensoriais.

Os Puscifer são mais uma das ideias deste herói multifacetado. Em 2011 editaram o seu segundo álbum, Conditions of My Parole, e convém dizer que o regresso foi em força. Conditions of My Parole é um álbum rock que atravessa tranquilamente todo o espectro musical do género. Pontuado por um charme subtil que se vai imiscuindo no meio das guitarras e das vocalizações perfeitas de Maynard e Carina Round, a sua convidada nalguns dos temas. Junte-se uma pitada de descontracção e humor quase disfuncional, patente por exemplo no tema homónimo do álbum, e percebemos o apelo deste trabalho.

(fonte: http://www.mxdwn.com)

A abertura faz-se com 'Tiny Monsters', faixa quase etérea e onde ouvimos pela primeira vez o registo vocal conjunto de Maynard com a sua convidada em harmoniosa sedução. Captamos entre os versos "pull the curtain back and let the show begin." e percebemos que demos início à experiência. 'Green Valley' oscila entre a balada folk com toques de banjo em fundo e o rock apimentado pelo incrível alcance vocal de Maynard, com a voz de Carina em contraponto. O potencial abrangente do álbum constata-se em temas como 'Monsoons' ou 'Horizons', capazes de nos lembrar os The Cure e onde se notam umas influências quase trip-hop num fundo assente em sintetizadores e efeitos jogando subtilmente com a guitarra clássica. O tema homónimo lembra a banda sonora de um qualquer western ou filme marado de Tarantino ou dos Coen Brothers, com o seu som mais psicadélico e esgazeado. São exemplos de alguns temas mais marcantes, entre todo um reportório convincente e que culmina numa balada ao ritmo do banjo, quase música de alpendre numa noite quente de verão, com 'Tumbleweed'.

Conditions of My Parole não agita muito as águas mas é um álbum cujo rock é entusiasmante. A voz quase hipnótica de Maynard James Keenan muito ajuda à sensação de deslumbramento mas o próprio som trilha por terrenos menos seguros e tão mais interessantes. Com a dose certa de experimentalismo, apoiado em letras fenomenais e simplesmente charmoso. Nota 8/10.


Deixo-vos com o vídeo de 'Telling Ghosts':


Imagem: consequenceofsound.net

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management