Os The Vision Bleak são uma das bandas mais interessantes associadas ao metal gótico de hoje em dia. As suas músicas são sempre inspiradas num imaginário de terror, procurando inspiração em textos clássicos e autores incontornáveis do género.
2010 trouxe-nos o seu quarto trabalho de estúdio, Set Sail To Mystery, dando continuidade aquilo que fazem tão bem. É um álbum glamoroso, recheado dos habituais ingredientes a que a banda recorre nas suas "receitas": bom metal adornado de sonoridades mais clássicas, sobretudo com recurso a piano e efeitos de som envelhecido, vocalizações tenebrosas dignas de um qualquer vilão de filme clássico de terror e letras fabulosas inspiradas em clássicos da literatura ou mitologia. Neste trabalho encontramos traços dos sempre presentes Edgar Allan Poe, H.P. Lovecraft, mas também Lord Byron e outros. O tema 'The Foul Within' é inspirado no Exorcista e 'I Dined With The Swans' inspira-se na história de um serial killer alemão, para referir alguns exemplos.
Falar em temas preferidos num álbum de The Vision Bleak é quase pecado, uma vez que cada música apresenta-se sempre como um capítulo fantástico de toda uma obra, sobretudo se formos adeptos de terror e dos grandes clássicos. Maravilhosamente arranjado, este álbum mantém o tom tenebroso habitual, com uma bateria forte, um trabalho de cordas e voz excepcional e o requinte do piano aqui e ali. O álbum traz ainda um CD bónus com algumas versões monochrome de temas, uma cover e uma colaboração especial em 'I Dined With The Swans'. Tudo muito interessante, acrescentando valor a Set Sail To Mystery. Este é um trabalho que recomendo vivamente e que seguramente conquistará o seu lugar no que de melhor se fez em 2010. Nota 9/10.
Para audição, deixo-vos o tema de abertura do álbum, 'Descend Into Maelstrom':
0 comentários:
Enviar um comentário