Marc Rizzo é um nome bem conhecido para muitos. Guitarrista que se deu a conhecer ao mundo ao serviço dos Ill Niño, passou depois para os Soulfly e mais recente para o projecto alternativo dos irmãos Cavalera, os Cavalera Conspiracy. Com um currículo destes, difícil seria pôr em causa o seu talento e o mais recente trabalho a solo vem demonstrar isso mesmo. Leggionaire é uma edição de 2010, sob a batuta da própria editora de Rizzo, que nos traz os últimos temas desenvolvidos por este brilhante guitarrista.
Mais que um guitarrista de metal, Marc Rizzo consegue provar que a sua mestria com a guitarra estende-se a estilos bem diversos, com influências nítidas de jazz, rock clássico e até flamenco. O álbum abre em grande força com Release the Kraken, tema intenso e veloz, que serve de introdução fantástica aos dotes do artista com a guitarra. Mas logo ao terceiro tema deparamo-nos com a primeira música mais "alternativa", com sabor latino vincado sobretudo na percussão. Isto será uma constante ao longo do álbum, esta oscilação entre riffs destemidos e furiosos e um dedilhar mais melódico das cordas.
Pessoalmente, aprecio este género de trabalhos, incursões a solo de elementos de bandas que aprecio. Não se trata de um trabalho revolucionário ou absolutamente diferente daquilo que já foi feito por outros guitarristas. Obviamente, são também perfeitamente claras as semelhanças entre as músicas que compõem Legionnaire e o tipo de som das bandas às quais Marc pertence, mas isso é para mim uma mais valia. O toque latino que alguns temas adquirem e a toada melódica de alguns temas de sonoridade mais clássica são os pontos fortes de um álbum que merece ser escutado pelos adeptos deste magnífico instrumento de cordas. Nota 7/10.
Deixo-vos com um vídeo de Marc Rizzo a tocar Release the Kraken:
0 comentários:
Enviar um comentário