02/04/2011

Unseen


Os The Haunted são uma das bandas mais interessantes da cena metal actual. A explosão deu-se com 'rEVOLVEr' em 2004, álbum a partir do qual se tornaram referência incontornável. Março trouxe-nos o seu mais recente trabalho de estúdio depois do último lançamento, em 2008.

'Unseen' traz-nos 12 temas muito fortes, dentro do espectro death metal. Banda com origens em Gotenburgo, Suécia, essa origem reflecte-se no seu som mais melódico, aqui e ali temperado por influências thrash em temas mais vigorosos. Aliás, na composição das músicas é evidente a maturidade e o conhecimento musical dos elementos da banda, resultando num conjunto bem coeso onde tudo parece encaixar perfeitamente. Um dos pontos fortes é claramente o vocalista Peter Dolving, cujas vocalizações são um prodígio, oscilando entre os arranjos mais melódicos e um tom mais gutural. E é impossível não frisar as linhas de baixo diabólicas de Jonas Björler, constantemente dando o mote ao som explosivo do álbum. Não se cingindo a um qualquer conjunto de regras clássicas de um estilo musical muito próprio, os The Haunted fazem algo mais com a sua música, correndo riscos e inovando através da experimentação com outro tipo de elementos e apoiando-se nos pontos fortes da banda. O pacote fica completo com a composição a nível das letras, todas elas bem elaboradas e acutilantes, focadas sempre numa incursão emocional e passando pelo lado mais negro da natureza de cada um.

'Unseen' é um álbum que merece ser experimentado por todos os que são adeptos de metal e, sobretudo, adeptos de boa música. Nota 9/10.


Deixo-vos para audição, o tema de abertura do álbum, Never Better:

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management