22/05/2011

Atavist


Ouvir um álbum de Otep é embarcar numa incursão diabólica, misto de terror e deslumbramento. Liderados pela infame Otep Shamaya, senhora de mil talentos e uma das rainhas do metal actual, a banda americana teima em sair do caminho perfeitamente delineado e prefere sempre provocar algum caos. O novo pedaço deste caos chama-se Atavist.

O álbum dá início ao ritual com 'Atavist Animus', entrada dark, para logo de seguida sermos atingidos sem pudor por 'Atom to Adam', tema poderoso e perfeito para demonstrar as descargas de energia a que estaremos sujeitos. A luta prossegue com 'Drunk On The Blood Of Saints', 'Remember To Forget' e 'Skin Of The Master' até que enfim podemos respirar fundo e recuperar energia a meio do álbum, graças ao tema ligeiro 'We Dream Like Lions'. É aqui que Otep Shamaya dá um vislumbre mais soft de si mesma, explorando as vocalizações suaves e sem a raiva contida que lhe é habitual. A segunda metade do álbum oferece-nos dois brilhantes pedaços de discurso, quais prosas deliciosas, que nos transportam ao lado mais negro deste álbum através da incursão da rainha à sua própria natureza e à natureza do ser humano, com 'Baby's Breath' e 'Bible Belt'. Pelo meio temos ainda espaço para o single de apresentação 'Fists Fall', um dos temas mais fortes do álbum, e acabamos em grande com uma versão fantástica do tema original dos The Doors, 'Not To Touch The Earth'.

Em termos de letras, Atavist é semelhante ao que Otep já nos habituou. Entre o manifesto político e social, destilando crítica venenosa a gregos e troianos, até à profunda auto-análise pincelada em tons de negro. Estas não são músicas para os mais púdicos ou sensíveis. Aqui reflecte-se a verdade nua e crua, sem paninhos quentes, sempre com o propósito de provocar mais um rombo e adicionar um pouco mais de caos à pacata estagnação diária. Não será o meu álbum favorito de Otep mas é realmente muito bom e isso só prova como a sua carreira tem sido recheada de conquistas e trabalhos maravilhosos. Nota 8/10.


Aqui fica o vídeo de 'Fists Fall':



E aqui fica a deliciosa versão de 'Not To Touch The Earth':

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management