16/05/2011

Tiurida


Lançado em Janeiro deste ano, só agora pude prestar a devida atenção ao último trabalho da one man band Falkenbach. Isto porque o primeiro impacto na altura não foi o melhor, mas seria injusto fazer uma análise sem ouvir pelo menos meia dúzia de vezes o álbum. Falkenbach é sinónimo de folk metal, género musical que aprecio bastante, mas para um interregno que perdurava desde 2003 (com o magnífico Ok Nefna Tysvar Ty) em termos de temas originais, confesso que esperava mais.

O álbum abre com 'Where His Ravens Fly' que é uma entrada em grande, recordando-nos dos trabalhos mais antigos de Falkenbach, e portanto fiel ao seu estilo de sempre. As vocalizações limpas conferem maior qualidade à música que é de resto um tema folk perfeitamente convincente. Mas à medida que progredimos no álbum sentimo-nos um pouco dormentes e embalados por músicas que soam quase sempre ao mesmo e iguais entre si. Excepção feita a 'Tanfana' e alguns momentos de 'In Flames', as faixas são um pouco cansativas ao ouvido e mostram pouca inovação e um jogo muito fraco de todos os elementos que o folk metal proporciona. 'Time Between Dog And Wolf' e 'In Flames' são os temas mais carregados de todo o álbum, com vocalizações a la black metal mas ainda assim incapazes de deixar marca. 'Tanfana' será a música mais agradável ao ouvido e à semelhança do tema de abertura, a mais fiel à marca Falkenbach.

Em suma, 'Tiurida' passa por um álbum banal de folk metal, sem deixar um impacto forte. Se considerarmos que conta apenas com 6 temas (mais um de bónus) totalizando cerca de 45 minutos de música, e mesmo assim nos sentimos algo cansados com o seu som um pouco repetitivo... é caso para dizer que, depois de tanto tempo sem lançar nada, seria de esperar melhor. Nota 6/10.

Para audição deixo-vos o tema de abertura do álbum:




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management