22/06/2011

Sounds of a Playground Fading


Os suecos In Flames lançaram este mês o seu novo álbum, intitulado Sounds of a Playground Fading. Deste o lançamento de Reroute to Remain (2002) que o núcleo duro de fãs da banda se dividiu, em virtude das alterações que a banda introduziu no seu som. Vindos de uma base death metal melódico, a sua música reflecte hoje em dia uma sonoridade mais próxima do metal americano. É neste contexto que nos chega este novo álbum.

Sounds of a Playground Fading é um álbum que em momentos parece recordar The Jester Race (1996), um dos meus álbuns favoritos dos suecos. Isto nota-se sobretudo na primeira metade do disco, composta de temas mais melódicos e com forte valorização das guitarras e vocalizações suaves. De facto, só ao quinto tema, com The Puzzle, se agitam um pouco às águas num prenúncio daquilo que estará reservado daqui para a frente. Ainda assim, todo o disco apresenta uma sonoridade menos agressiva que a fase pré-2002 e fortemente delineada pelo estilo de metal mais característico de bandas americanas. Há um claro destaque para a secção rítmica e para o jogo de sintetizadores e efeitos, relevando-se os solos de guitarra para segundo plano. Estes são bem menos frequentes. Na voz, Anders explora as suas capacidades através de uma voz mais limpa, com menos berros e vocalizações graves em apenas alguns momentos.

O alinhamento dos temas está bem conseguido e em momento algum o álbum se torna cansativo. A alternância de temas mais ligeiros com outros mais vigorosos ajuda precisamente a isso, uma vez que em termos rítmicos nem sempre temos inovação por aí além. Where The Dead Ships Dwell é outro dos temas mais agradáveis, já que dá mais espaço ao trabalho das guitarras.

Naturalmente que os fãs dos primeiros discos da banda poderão achar este esforço algo inconsequente. Mas esse é um julgamento que se tem tornado repetitivo desde o já mencionado disco de 2002, ponto de viragem na sonoridade dos In Flames. O seu som alterou-se é certo, mas isso não retira qualidade à banda. Sounds of a Playground Fading é um bom disco, com alguns temas bastante fortes e com o bónus adicional de em alguns momentos soar ao já distante The Jester's Race. Depois de um par de discos menos conseguidos, considero que é um bom regresso. Sem deslumbramentos, é certo, mas bastante satisfatório. Nota 7/10.


Para audição, deixo-vos o single de apresentação 'Deliver Us':





E o tema 'A New Dawn', um dos que mais apreciei:




0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management