28/11/2011

Unto the Locust


Seguir as pegadas de um dos álbuns mais significativos dos anos 2000, como foi The Blackening, não é fácil. Os Machine Head definitivamente já atingiram o topo da cena metal e não parecem querer sair dessa confortável posição.

Unto the Locust não supera esse fantástico trabalho que foi The Blackening, mas mantém os patamares de excelência. Menos imerso num lado mais negro da banda é um trabalho que se revela mais fácil de digerir. Alguma da sonoridade do álbum pisca o olho ao lado mais nu-metal dos Machine Head, que alguns puristas usarão para desvalorizar o álbum sem que no entanto se justifique. A abertura, através do hino em três partes 'I Am Hell (Sonata in C#)', é uma peça magnífica. Rob Flynn canta em latim apoiado num coro a cappella e momentos depois o som da banda explode em absoluta magnificência de requintes thrash metal. Segue-se 'Be Still and Know' e o seu alucinante começo com um solo de guitarras magnífico. O álbum prossegue com toda a força numa sucessão de temas convincentes e que proporcionam bons momentos de headbanging aos ouvintes. 'Locust', single de apresentação deste trabalho é, sem dúvida, um dos temas mais fortes e reflecte as características das restantes músicas: temas longos, justificados pelas variâncias presentes que os enriquecem. Os riffs de guitarra são cativantes e muitas vezes apoiados por instrumentos clássicos de cordas em fundo. Os refrões são memoráveis e apetecíveis de acompanhar. A bateria, como já é hábito, é explosiva e a dupla pedaleira marca a sua posição.

Mais perto do final, Unto the Locust perde alguma da sua força. O último tema, aliás, incursão por terrenos do rock Floydiano com a presença de um coro de crianças, requer uma disposição particular. Ainda assim, isto não invalida que estejamos na presença de um álbum dinâmico e excitante, com elementos interessantes e uma fusão deliciosa de bom thrash metal com acutilantes sonoridades mais acústicas. Os Machine Head prosseguem assim com relativa tranquilidade, certos de que lançaram mais um óptimo álbum. Nota 8/10.


Fiquem com o vídeo para 'Locust':


Imagem: thrashhits.com

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management